Muita gente ainda deixa dinheiro parado na poupança. E cerca de 60% da população investe nela. Antigamente a poupança ERA um dos melhores investimentos pois tinha um rendimento muito alto. Com o passar dos anos ela virou a queridinha das pessoas e esse sentimento foi passado de geração em geração. As condições da poupança foram mudando nesse tempo com as alterações da economia e quase ninguém prestou atenção.
Mas por que a poupança ainda atrai muita gente? Justamente por ser segura e com boa liquidez! Quem não gosta de guardar seu dinheiro num banco grande, sem pagar taxa ou imposto e poder sacar a qualquer momento!
O problema é que boa parte das pessoas não sabe que existem investimentos que rendem muito, mas muito melhor que a poupança! O Tesouro SELIC é um tipo de título público do (Tesouro Direto) semelhante à poupança, é muito seguro e você pode resgatar seu investimento quando quiser.
FUJA da poupança!
Sabemos que a poupança rende juros que são atualizados a cada mês no aniversário da aplicação. Mas há um detalhe nessa rentabilidade: Caso você precise sacar antes do aniversário da aplicação, você perderá o crédito de juros referente ao mês em que seu dinheiro ficou guardado. Enquanto outros investimentos de renda fixa, por exemplo, rendem diariamente.
No momento deste artigo a taxa SELIC está em 6,5% ao ano e a poupança está rendendo 70% dessa mesma taxa SELIC, cerca de 4,55% ao ano. E mesmo com desconto de imposto de renda e taxa de custódia, ainda é mais vantajoso aplicar sua grana no Tesouro SELIC que, após 30 dias de aplicação os juros compostos fazem seu dinheiro só crescer.
Falarei mais detalhes de cada título do Tesouro Direto nos próximos artigos.
Voltando ao assunto principal, sacando da poupança antes do aniversário, sua aplicação rende absolutamente ZERO para você ao longo do tempo. Mas, em contrapartida, o banco já usou seu dinheiro para investir e rentabilizar com o valor depositado.
Os grandes bancos só ganham!
Os bancos sempre fazem investimentos com os seus recursos e ganham com:
- Juros de cheque especial;
- Juros de contas atrasadas;
- Taxas de manutenção;
- Taxas de transferência;
- Empréstimos;
- Financiamentos;
- Com seu dinheiro guardado na conta!
Mas calma! Não precisa sair correndo para fechar sua conta corrente ou poupança. Muitas transações ainda são importantes no dia a dia das suas movimentações financeiras como receber salário, débito automático etc, dependendo do seu perfil. Mas pensando em investir o que sobra a poupança não é uma opção.
Contas com TAXA ZERO!
Hoje já existem vários bancos digitais que não cobram nenhuma taxa para realizar transações oferecendo TED’s ilimitados, geração de boletos, cartão de débito inteiramente grátis. Esse são excelentes opções para quem está começando no mundo dos investimentos e para quem já é experiente. Também existem várias corretoras que oferecem serviços de transferência e de aplicações sem cobrança de taxas ou custódia! Esses serão assuntos nos próximos artigos.
Portanto pense bem e abra sua mente para novos investimentos, saia da zona de conforto da poupança e faça seu dinheiro crescer ainda melhor em opções muito seguras, com baixo risco e boa liquidez. Em breve explicarei como começar a investir no Tesouro Direto com aplicações a partir de R$ 30,00.